Metodologia Ágil: A revolução dos processos

Os princípios básicos da Agile Manifesto 

A metodologia ágil surgiu a partir do interesse de um grupo de  desenvolvedores de melhorar o processo de trabalho. Diante da demora de alguns projetos, lentidão em processos, burocracia aliada a erros, criaram quatro pilares para o desenvolvimento ágil de software :

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

Em resumo, os quatro pilares foram um grande passo para a evolução do método tradicional, para o método agile. 

Indivíduos e interações

O primeiro pilar faz referência ao questionamento, ou seja devemos questionar processos e ferramentas que podem interferir na qualidade das interações dentro da empresa. Na prática, a interação entre os indivíduos envolvidos no processo deve ser maior que a interação com as ferramentas usadas, ou ainda, através das ferramentas usadas. 

Software em funcionamento

O segundo pilar é bastante interessante tanto no meio dos softwares quanto no meio da gestão empresarial, serviços, produtos ou o atendimento é muito mais importante que a documentação por trás. Ou seja, um bom serviço oferecido é melhor que a documentação entregue. 

Colaboração com o cliente

O terceiro pilar gera certa confusão, mas na prática significa que um relacionamento interativo com o cliente é primordial. Manter o contato com o seu cliente é o que vai melhorar seu produto final, já que mostrando os resultados finais de cada etapa, obtém-se avaliação do seu cliente, que poderá opinar e contribuir com mudanças ou aprimoramentos caso seja do interesse de ambos.

Responder a mudanças

Por fim, o último pilar faz conexão direta com o terceiro. Se você conseguir se adaptar a mudanças, estará preparado para imprevistos, e manterá a qualidade de tudo que for entregue. Estar disposto a fazer pausas e análises no meio do seu projeto e, estar aberto para uma mudança ou correção, agrega muito valor ao seu serviço e a seus resultados. 

A partir desses quatro pilares, os criadores do agile manifesto desenvolveram doze princípios que juntos contribuem para melhorar a interação entre os indivíduos e, oferecer entregas mais rápidas e com maior valor agregado. Baseando-se nesses princípios diversos estudiosos de todo o mundo criaram técnicas que trabalham a metodologia ágil em diversas áreas e, a gestão empresarial é uma delas. 

A seguir irei apresentar alguns dos princípios disponibilizados pelo agile manifesto. Agile manifesto é a plataforma inicial do princípio da metodologia ágil. Apesar de ser um documento antigo, é com toda certeza a melhor base de estudo e compreensão do método. Caso queira conhecer todos os princípios recomendo que acesse o documento, é uma leitura rápida e bastante rica.

Princípio número cinco : Motivação

Construa projetos em torno de indivíduos motivados.

Dê a eles o ambiente e o suporte necessário

e confie neles para fazer o trabalho.

Princípio número doze  : Pausas 

Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como

se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu

comportamento de acordo.

Princípio número quatro : Equipe

Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar

diariamente em conjunto por todo o projeto.

A união da equipe durante um projeto é importante para atender aos pilares da metodologia ágil, e manter essa equipe unida até a entrega do produto é uma tarefa fácil se aplicarmos isso a nosso sistema, basta criar uma equipe no módulo equipes e atribuir a ela o projeto em questão. 

Deixei esse princípio por último pois, gostaria de lembrá-lo que é possível usar nosso sistema como ferramenta para a aplicação da metodologia ágil na sua empresa. Por exemplo usando o princípio número quatro que diz respeito a criação de uma equipe, e continuidade da equipe por todo o projeto.

  O illis oferece um módulo perfeito para a criação de uma equipe e para a atribuição de um projeto a essa equipe, com tarefas, arquivos, lembretes, entre outros serviços que irão manter todos unidos até o fim do projeto em questão. Não se limitando apenas a sua empresa, pois temos o módulo parceiros, que possibilita a criação de equipes com participantes vindo de empresas parceiras. 

Espero que tenha gostado do assunto, e caso tenha interesse recomendo que conheça o trabalho do Rodrigo Giaffredo que fala sobre a metodologia ágil de forma interativa e com bastante informação.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.